Friday 20 June 2008

∂ (Mentira vs (Pessoas) vs Verdade) ∂

O que quero falar hoje é da VERDADE. Aquela verdade verdadeira... Aquela verdade sentida e vivida. Já repararam que é quando estamos acamados que a verdade nas pessoas transparece? É quando estamos tristes, magoados, no fundo do poço, quando as pessoas se revelam e mostram quem realmente são? É triste vermos isso na prática, mas é a mais pura das verdades.

Já reparam que as pessoas de hoje, apreciam, de longe, uma mentira (independentemente de ser bem ou mal contada), a verdade? Que quando se conta uma verdade a alguém, a pessoa sente-se ofendida, insultada. Mas de contares uma mentira, agradece-te e põe-te na lista dos melhores amigos. É patético! É doentio!... As pessoas deixaram-se corromper por tudo aquilo que dizem ser contra, que dizem ir contra os seus princípios morais. A sociedade, como já proclamou o meu amigo Sininho a alguns anos atrás, está corrompida. É uma podridão generalizada que dá medo de sair de casa e ter que encarar essa nova espécie humana.

Na verdade, as pessoas de hoje, andam desmascaradas, só tiram as máscaras no Carnaval... Um pequeno número delas, bastante reduzido, é que insiste em mascarar-se. Insiste em seguir os costumes, algumas tradições fortes, os princípios morais... Guiarem as suas vida com base nesses conceitos, que outrora foram a base de tudo. As máscaras, ajudam-nos a proteger-nos desse tipo de gente negativa. São um escudo, nem sempre eficaz, pois as palavras proferidas e pensamentos desenvolvidos por essa gente, são fortes. Muitas vezes prejudicam. Mas os intelectual e moralmente mais evoluídos, sabem curar-se desses ataques.

Fazendo uma análise, não tão profunda, esta degradação iniciou-se a vários séculos. A globalização, tornou-a publica. Tudo isto aconteceu, porque aquém um dia acordou mal disposto e mudou as regras, porque não o beneficiavam. Estragou todo o processo de disciplina, educação, e iniciou uma nova era: a era do deixa andar, do faz o que te apetece. Um exemplo desse tipo de pessoas é o rei Henrique VIII da Inglaterra que em 1584 criou a Igreja Anglicana, separando-a da Igreja Católica, porque queria a anulação do seu casamento com a sua mulher, Catarina de Aragão. Ele não só tinha interesses pessoais, como também tinha interesses políticos.

Voltando às pessoas da actualidade, essas pessoas que que vivem na mentira, são pessoas que não existem... São seres moribundos, seres que deambulam nas ruas e lugares, mas não existem. Não sabem quem são, o que querem, no que acreditam, e para onde vão. São pessoas não se conhecem. Acreditam na mentira a tal ponto, que não sabem o que é a verdade. Religiosamente falando, a mentira mata, corrói, corrompe... Mas a verdade salva.

Só para terminar, lembrem-se do efeito que uma mentira provoca em voz: a mentira vem sempre acompanhada de peso. Ao ouvires uma mentira, sentes logo um peso, um aperto no coração, e deixas de pensar; a tua mente fica turva; ao acreditares na mentira, torna-te numa pessoa negativa. A verdade tem o efeito contrário, ela tira o peso, clarea a mente, e torna-te numa pessoa “iluminada”, numa pessoa “de bem com vida”.

Acreditar, viver na e da mentira, é um absurdo!

A verdade da mentira é a revelação do carácter individual.


[18.06.2008]

No comments: